O
interesse da instituição de ensino privado é diferente daquele que mobiliza o
professor. A relação com os alunos pode ser um motivo para manter um
profissional em uma instituição que lhe nega as condições adequadas de
trabalho, como bem se vê no depoimento a seguir:
“É
muito difícil encontrar um ambiente para se trabalhar que respeite o
profissional, especialmente o professor de arte. Na última escola particular
que trabalhei, o que me prendeu de fato foram os alunos. Dentro de sala de
aula, com os alunos estava tudo ótimo, mas fora! A direção não se esforçava.
Até o material para dar aulas eu tinha que comprar, porque nunca chegava, até
um durex era difícil de conseguir. Como é que você vai conversar sobre salário
com pessoas que te negam papel para você dar aulas de arte? É como num
relacionamento, tem que haver uma troca, um respeito um pelo outro, você tem
que se identificar com o local aonde você vai trabalhar. Naquela escola, eu só
me identificava com os alunos!”
O contrato
de trabalho do professor com a instituição de ensino envolve mais do que as
condições objetivas de trabalho. Fala, professor! Com o quê você se identifica?
O que te mantém na instituição na qual você trabalha?
A remuneração financeira é boa, o pagamento vem sempre em dia. Mas o material que me oferecem para trabalhar fica um pouco a desejar, eu tenho que levar bolas ou alguma coisa extra para dar uma aula diferente. Eu invisto no meu próprio material porque gosto de fazer um bom trabalho.
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