terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Identificação do professor com os alunos e com a instituição

O interesse da instituição de ensino privado é diferente daquele que mobiliza o professor. A relação com os alunos pode ser um motivo para manter um profissional em uma instituição que lhe nega as condições adequadas de trabalho, como bem se vê no depoimento a seguir:

“É muito difícil encontrar um ambiente para se trabalhar que respeite o profissional, especialmente o professor de arte. Na última escola particular que trabalhei, o que me prendeu de fato foram os alunos. Dentro de sala de aula, com os alunos estava tudo ótimo, mas fora! A direção não se esforçava. Até o material para dar aulas eu tinha que comprar, porque nunca chegava, até um durex era difícil de conseguir. Como é que você vai conversar sobre salário com pessoas que te negam papel para você dar aulas de arte? É como num relacionamento, tem que haver uma troca, um respeito um pelo outro, você tem que se identificar com o local aonde você vai trabalhar. Naquela escola, eu só me identificava com os alunos!”

            O contrato de trabalho do professor com a instituição de ensino envolve mais do que as condições objetivas de trabalho. Fala, professor! Com o quê você se identifica? O que te mantém na instituição na qual você trabalha? 

Um comentário:

  1. A remuneração financeira é boa, o pagamento vem sempre em dia. Mas o material que me oferecem para trabalhar fica um pouco a desejar, eu tenho que levar bolas ou alguma coisa extra para dar uma aula diferente. Eu invisto no meu próprio material porque gosto de fazer um bom trabalho.

    ResponderExcluir

Poste o seu comentário de modo anônimo!