quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Dentro da caixinha, mas de olho nas brechas

Ultimamente, venho me incomodando profundamente com o meu lugar de professora, meu papel nesse sistema escolar que há muito já não atende ao novo milênio. Venho buscando apoio para transformar minhas inquietações em inovações. Precisei procurar alentos, saídas, pessoas. Eu fiz cursos, busquei parcerias, uma rede de apoio com pessoas que sintonizam comigo. Vou contornando os desafios da minha prática docente pela minha sobrevivência. Pelo salário, pelo emprego, segurança, estabilidade, esses valores do nosso modelo econômico. Tenho tentado não ficar só na revolta, pois acho que cheguei aqui por causa desse percurso tradicional. Tenho desejo de dialogar com o sistema, mas me convenço de que a educação formal não é mais a saída, ou a resposta para os tempos e as demandas atuais. Por enquanto, vou seguindo dentro do sistema, de olho nas brechas onde posso achar uma abertura para experimentar, romper alguns paradigmas. Vou abrindo brechas dentro do próprio sistema, com os meus alunos. Afinal, o que é que está ali, me chamando todo dia? É a sala de aula! Então, tento dali fazer o melhor, achar uma brecha para inovar, para criar, porque não? Dentro da caixinha, mas agindo como educadora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste o seu comentário de modo anônimo!